quinta-feira, 12 de abril de 2012

CONSTRUINDO UM GLOSSÁRIO


Acesso - entrada num web site ou entrar na própria Internet através de uma conexão.


B2B - Significa business-to-business, em outras palavras, o comércio entre duas empresas através da Internet.


Chat - significa conversar pela Internet através de textos.
Chat-Conversa em tempo real através do computador. Em alguns sistemas mais antigos de chat, a tela é dividida em duas. Cada parte contém o texto de um dos interlocutores. Novos sistemas permitem a criação de "salas" de conversa em páginas de Web. O Netscape Chat, programa auxiliar do navegador Netscape, permite que várias pessoas troquem mensagens ao mesmo tempo e compartilhem endereços de páginas, permitindo uma forma de navegação em grupo. O chat na Internet ficou famoso através do servidores de IRC (Internet Relay Chat), onde são criadas as várias "salas" ou "canais" para abrigar os usuários.


Desktop - Área de trabalho. No Windows, é a parte da tela que aparece quando nenhuma janela está aberta, onde ficam alguns ícones e a lixeira. Alguns programas usam o termo "Desktop" ou "área de trabalho" para referenciar também a sua própria tela.



Download  "Descarregar para baixo". Fazer o download de um programa ou arquivo é "baixar" esse programa ou arquivo da Internet para o seu computador. A expressão pode ser aplicada para cópia de arquivos em servidores de FTP, imagens tiradas direto da tela do navegador e quando as mensagens são trazidas para o computador do usuário. Também fala-se em download quando, durante o acesso a uma página de Web, os arquivos estão sendo transmitidos. Não existe tradução razoável para o termo, mas no jargão da computação costuma-se falar em "baixar" um arquivo.
Endereço IP-Número especialmente desenvolvido para acessar um computador na Internet.

Floppy - Disquete. Floppy Drive é o Drive de disquete 



Fórum-Termo genérico para grupo de discussão. A palavra fórum pode ser aplicada tanto para grupos de discussão da Usenet, como para listas de distribuição. Em serviços on-line americanos, a palavra fórum é utilizada para descrever os grupos de discussão internos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário